The Family Man (Dois destinos)

comédia, drama

The Family Man é um filme de comédia dramática, de 2000, dirigido por Brett Ratner. Esta longa-metragem, contou com a participação de Nicolas Cage no papel de Jack e de Téa Leoni no papel de Kate. Aqui, podemos ver um Jack “casado” com o trabalho, um empresário de topo que dedicou a vida à sua profissão, sacrificando tudo e todos. Quando nada parecia correr mal, uma espécie de anjo da guarda “transportou-o” para uma realidade alternativa, onde não é o profissional sagaz, competente e bem sucedido de outrora, mas sim um pai de dois filhos e marido da sua antiga namorada de faculdade, que já não via há 13 anos, quando viajou para um estágio em Londres. “Preso” num corpo que apesar de parecer o seu não o era, tentou adaptar-se à nova realidade da melhor maneira que pôde, fingindo ser o pai de família que esperavam que fosse, sem nunca desistir de voltar ao topo da “cadeia alimentar” do mundo dos negócios. Para isso, começou a falhar para com a família em alturas chave, sendo forçado a escolher novamente entre profissão e vida pessoal.

A premissa, apesar de não ser inédita, trouxe alguma originalidade aos clássicos filmes natalícios a que estávamos habituados na época em questão. Tem muitos dos defeitos e clichés do género, conseguindo no entanto, abordar temas importantes como as escolhas que fazemos nas nossas vidas de uma maneira interessante. A reaproximação de Jack a Kate, que culmina numa renovada e fortalecida paixão entre os dois, é bem desenhada e orientada, nunca parecendo muito fugaz ou forçada, sendo um dos pontos positivos a realçar.

As atuações dos dois astros, são muito bem conseguidas, em particular a de Téa Leoni, que consegue dar vida a uma personagem terra-a-terra, complexa e agradável que perfeitamente mimetiza muitas das pessoas que conhecemos no nosso dia-a-dia. A química entre os dois está presente e evidente, elevando a qualidade e veracidade do enredo.

Para mim, o pináculo da produção, é, como já anteriormente referido, a abordagem a temas importantes. Numa altura em que a maioria das pessoas coloca a carreira à frente da sua vida pessoal, em que os divórcios florescem e crescem como ervas daninhas, é refrescante observar um filme a explorar esse assunto, obrigando-nos a refletir sobre as nossas escolhas e opções e sobre o rumo que devemos seguir como seres-humanos, pais, homens e mulheres.

Tirando já todos os pontos enaltecidos, o que podemos extrair é pouco. Como já referi em cima, é cheio de clichés que definem o género, a produção não é de deixar água na boca e as atuações, com a exceção dos dois principais, são medianas.

Em jeito de resumo, foi um daqueles seletos filmes que me marcaram, muito por culpa da tenra idade em que o vi, impactando profundamente a maneira como vejo as inter-relações humanas na atualidade. Não é um grande filme, e acho sinceramente que não o tenta ser, mas para mim foi um ensinamento que ainda mantenho presente, e por isso, merece um lugar especial na minha estante.

Votação Dele 👦
7,5

Recomendação: Um perfeito filme de domingo para ver com a cara metade. É leve, divertido e com uma grande capacidade de entreter. Aborda temas importantes como família e carreira que fazem valer o preço do bilhete. Infelizmente, fora isso, não acrescenta nada de novo, sendo um exemplo quase perfeito de uma comédia romântica de natal que tanto consumimos na nossa infância.

Deixe um comentário